terça-feira, 20 de outubro de 2009

CAMOMILA

Camomila (flor) Matriacaria chamomila
vermes, males do útero, ovário, eólicas, enjôos e indigestões.Camomila (flor) Matriacaria chamomila
A camomila é um sedativo suave usado nas debilida-des estomacais e intestinais. Além de possuir ação antiinflamatória e tônica, combate vermes, males do útero, ovário, eólicas, enjôos e indigestões.Camomila (flor) Matriacaria chamomila
Descrição : Planta da família das Asteraceae. Também conhecida como chamomilla, camomila-comum, macela-nobre, camomila-vulgar, camomila-da-alemanha; Chamomile; Camomilla comune.
Plantio : Multiplicação: por sementes; Cultivo: planta européia, de clima ameno. Adapta-se em climas diversos. Prefere solos orgânicos, arejados e frescos. Planta-se, nas regiões quentes, no período do início do inverno e em regiões de clima ameno, na primavera. O espaçamento é de 30cm entre plantas e de 80cm entre fileiras; Colheita: colhem-se as flores e botões florais no início da floração.
Princípios Ativos: álcool sesquiterpênico, alfabisabolo, azuleno, furfurale, parafina, sesquiterpeno, tanino.

Propriedades medicinais: adstringente, antialérgica, calmante da pele, clareador de cabelo, digestivo, fortificante, laxante, sedativa, sudorífico. Antiinfiamatório e espasmolítico no muco gástrico e duodenal, cicatrizante, imunoestimulante, antibactérico (uso tópico). Depresor das funções musculares. Interfere na absorção do ferro e outros minerais.

Indicações: acidez do estômago, aliviar dor de ouvido, catarros, cefaléias, cólica das crianças, cólica do estomago, dor, enxaqueca, espasmo, estimular a menstruação, evitar assadura, gases, gripe, inflamação (matriz da uretra, bexiga), intestino, lavagem vaginal, menstruação difícil e dolorosa, nevralgias, queimadura do sol, remover crosta na cabeça dos recém-nascidos, resfriado, reumatismo, tensão pré-menstrual, úlcera, útero.

Parte utilizada: capítulos secos.

Contra-indicações/cuidados: Não usar na gravidez e se tiver algum problema crônico gastro-intestinal, tais como úlcera duodenal ou gástrica, refluxo do esôfago, colite ulcerosa, colite espasmódica, diverticulite, diverticolose.

Modo de usar:
- extrato titulado e standartizado: 400 mg 4 x dia.
- extrato seco com alta concentração de apigenina: infunsão a 3-10% para cataplasma e banhos; tisana: 3 g em 150 ml de água.
Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada. Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso.
Camomila: do jardim para o bule
Delicada e ornamental, a camomila ainda apresenta boas propriedades medicinais:
seu chá é digestivo e sedativo. Na forma de compressas e aplicado sobre a pele,
suaviza inflamações e irritações.
A camomila (Matricaria chamomilla) pode surpreender por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido "chazinho de camomila" é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça. As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.
Na cosmética, seus poderes são conhecidos há mais de 4 mil anos. O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno - um ingrediente muito utilizado pela moderna industria cosmética.

A ornamentai vai do jardim para o bule
A camomila é uma erva da família das Compostas e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e enfeitam canteiros e vasos. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas. Originária da Europa, a camomila prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem, desde que o clima não seja muito quente.

Plantio: por meio de sementes, no período de abril a maio. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, recomenda-se que eles tenham pelo menos 20 cm de altura. As sementes não devem ser enterredas muito fundo, pois necessitam de luminosidade para brotar.
Regas: manter o solo úmido, sem encharcar e diminuir as regas no inverno.
Cuidados: a camomila precisa receber luz solar direta por pelo menos 5 horas diárias. Recomenda-se a adubação orgânica, mas deve-se evitar o uso de qualquer tipo de produto químico, uma vez que a erva é usada na preparação de chás. Métodos naturais de controle de pragas podem ser muito úteis, no caso de suspeita de ataque de pragas.
Colheita: as flores, onde se concentram as propriedades medicinais da planta, devem ser colhidas no período de junho a setembro. Normalmente após a colheita é preciso fazer o replantio, pois seu ciclo de vida é anual. Para conservação das flores, deixe-as secando à sombra, em local ventilado, depois guarde-as em um recipiente de vidro bem tampado.

Dicas de uso
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.
Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo.
Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.
Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa.
Curiosidade
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes
Camomila - Jardim Aromático
Nome científico: Matricaria chamomilla

Características: planta de origem européia, cresce principalmente em climas amenos. Muito bem adaptada à região Sul do Brasil, mas também é possível cultivá-la em regiões mais quentes.
Conhecida pelas suas pequenas flores brancas, muito bonitas, que lembram pequenas margaridas. Possui folhas delgadas e bem recortadas. É uma planta de pequeno porte, que atinge de 25 a 50 cm de altura. Entretanto sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes.

Propagação: feita por sementes.

Cultivo: Prefere solos fofos, arejados, bem drenados e adubados com adubo orgânico. Em regiões mais quentes, o plantio é feito no início do inverno. Já em regiões de clima mais ameno, deve ser plantada na primavera.
O espaçamento entre as plantas deve ser de 30 x 80 cm. Prefere ambientes de pleno sol (necessita de sol por pelo menos 5 horas diárias). Seu plantio garante a saúde das plantas que crescem a seu redor. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, recomenda-se que eles tenham pelo menos 20 cm de altura.
As sementes não devem ser enterradas muito fundas, pois necessitam de luminosidade para brotar. O solo deve ser mantido úmido, sem encharcar, mas no inverno as regas devem ser diminuídas.
A colheita das flores é feita logo no início da floração. Após a colheita é necessário fazer o replantio, pois são plantas anuais, ou seja, tem o ciclo de vida concluído em um ano.
As flores podem ser conservadas para utilização posterior. Para isso, deixe-as secando à sombra, em local ventilado, depois guarde-as em um recipiente de vidro bem tampado.

Aplicações: seu chá tem propriedades calmantes e digestivas. Muito usado nos cabelos, para dar brilho e clareá-los. Excelente também para suavizar a pele.
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, combate vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.
As flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos antiinflamatório, antiséptico e sedativo.

Curiosidade: Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

A Camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e de outras utilidades, usada pelos antigos egípicios e pelos gregos. Sua origem é européia, onde é muito comum em jardins públicos. Nasce espontaneamente na Europa e algumas regiões da Ásia. Os beneficios no tratamento cosmeticos são conhecidos há quatro mil anos. Além de ornamental ela produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. A Camomila é uma erva conhecida desde a Antiguidade. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Na Espanha, ficou conhecido também um tipo de vinho aromatizado com o odor da camomila que era usado como digestivo. Faz parte da sabedoria popular brasileira onde é usada para combater gases, gastrites, insônia, reumatismo, dores na coluna, dores ciáticas, etc. O chazinho de camomila é muito usado para cuidados com os bebês, seja para acalmar cólicas ou na higiene.
A camomila é uma erva da família das compostas e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e doce enfeitam canteiros e vasos, além de ser uma planta aromática que atrai as abelhas e pequenos besouros. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas. A camomila prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem a outros climas desde que não seja muito quente.
NOME CIENTIFICO
Matricaria camomilla
DESCRIÇÃO
Planta que atinge de 30 a 50 cm de altura, com caule ramificado e folhas bem recortadas. Suas flores são delicadas com pétalas brancas com miolo amarelo, porém pequenas, são semelhantes às margaridas.
AROMA E SABOR
Tem intenso aroma, com perfume e sabor adocicados.
ORIGEM
Europa
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Calmante. Diminui a ansiedade.
Digestiva. Combate os gases intestinais.
Anti-séptica.
Sedativa. Combate a insônia.
Anti-espasmódica. Alívio das colicas intestinais cólicas do aparelho digestivo, em especial, as dos bebês.
PROPRIEDADES COSMÉTICAS
Higieniza a pele. O chá pode ser usado como demaquilante, ou seja, para retirar a maquiagem com algodão embebido no mesmo. É um adstringente natural e não agride ou irrita a pele mesmo as sensíveis e ainda tonifica. Banhos aromáticos com as flores da camomila acalma e faz bem para pele.
CURIOSIDADES MISTICAS
O incenso de camomila, atua como calmante e purificador do ambiente.
Quando plantada no entorno da casa traz prosperidade aos moradores.

USO GERAL
Os chás feitos com as suas flores são muito usados na medicina alternativa. Na cosmética, o chá natural quando usado diariamente realça o brilho e clareia os cabelos. Compressas embebidas no chá de camomila suavizam olheiras e inchaço nos olhos. Flores secas, usadas no miolo do travesseiro, acalmam e diminuem a ansiedade.
NOME:Gabriela-Mayara
Turma:42





Nenhum comentário:

Postar um comentário