segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PROJETO FOLCLORE - Turma 5A


           No mês de agosto iniciei com a turma 5A as atividades sobre o Folclore Brasileiro, destacando a Região Sul.
             Após diálogo sobre as lendas conhecidas pelos alunos e a região brasileira de origem de cada uma, a turma assistiu no Laboratório de Informática Educativa da Escola Pio XII o vídeo acima sobre a Lenda do Negrinho do Pastoreio. Emocionaram-se com a história e comentaram sobre a maldade que as pessoas cometem.
             Organizados em duplas e/ou trios os alunos digitaram uma redação, no editor de texto, contando a história assistida no vídeo. prosseguindo o trabalho, ilustraram no Kolourpaint a lenda.
                  Na sala de aula trabalhamos com origami, utilizando papel gessado colorido confeccionando os principais personagens das lendas estudadas - fotos abaixo - e depois os alunos escreveram um livrinho com poesias sobre o personagem do origami que colaram na capa do mesmo.









Negrinho do pastoreio

     Começou com o Negrinho do pastoreio andando no seu cavalo baio e seu dono fez uma aposta com outros estancieiros para uma corrida de cavalo.
     O Negrinho perdeu e seu dono ficou muito bravo e amarrou-o num tronco de árvore, dando várias chibatadas com o relho e prendeu-o para cuidar dos cavalos por 30 dias.        
   O  filho do estancieiro soltou os cavalos e o estancieiro levou o Negrinho novamente  e deu chibatadas até que ele parasse de chorar, tantas chibatadas que ele “morreu”.
      Enquanto lhe dava chibatadas, o filho do estancieiro ria e o Negrinho pensava em Nossa Senhora que ele dizia ser sua madrinha, e o estancieiro foi no formigueiro ver o que restava do corpo do Negrinho.                                       
    Depois de três dias e lá estava ele vivo de pé e com sua madrinha Nossa Senhora e o estancieiro tomou um susto ele se ajoelhou e tanta grandeza de Nossa Senhora e até hoje dizem ter visto uma tropilha de cavalos baios e a tropilha era os cavalos que o Negrinho  cuidava.
         Até hoje quando se perde alguma coisa se acende uma vela para ele ajudar a achar as coisas.
Nomes: Alisson e Matheus


Negrinho do pastoreiro
      O Negrinho não tinha família então acreditava ser afilhado de virgem.
      Negrinho trabalhava numa fazenda onde seu patrão era muito mau e seu filho também.
      Seu patrão fez uma aposta, mas acabou perdendo e ficou mais bravo ainda e deu muitas chicoteadas. O negrinho pensou na sua madrinha.                                                             
     O patrão o deixou no campo cuidando dos cavalos. Então um dos cavalos se soltou e os outros também e negrinho chorou.
      Quando o seu patrão soube bateu no Negrinho de novo e o negrinho ficou cuidando dos cavalos, mas seu filho soltou os cavalos.
      O estancieiro bateu no Negrinho que desmaiou e levou o Negrinho ate o formigueiro.
      Depois de dias ele foi lá para ver o que restava do Negrinho, mas teve uma surpresa viu o negrinho de pé e sua madrinha do seu lado.
      Quando alguém perde alguma coisa e só acender uma vela que o Negrinho devolve.
Nome: Emily


NeGrinho do pastoreio
        O Negrinho do pastoreio gostava muito do cavalo baio. 
        O patrão dele apostou uma corrida com o seu vizinho, mas perdeu. Então o patrão do Negrinho deu várias chicoteadas no negrinho e botou ele no formigueiro.
       Depois de três dias o patrão dele foi lá ver o que sobrava dele e viu o negrinho e a madrinha Nossa Senhora e se arrependeu.
Nomes: William e Wesley


Negrinho do pastoreio
      Era uma vez um menino escravo, o seu patrão era muito mau, o menino era uma criança, todos lhe chamavam de Negrinho. Quando ele fazia algo errado levava chicotada.
     Até que um dia o seu patrão mandou cuidar dos cavalos e eles fugiram. O menino não viu foi falar para seu patrão que os cavalos haviam sumido e levou muitas chicotadas.
   E no dia seguinte os cavalos voltaram para lá e o Negrinho fechou seus olhos lembrando da imagem da Madrinha Nossa Senhora.
     O estancieiro chamou seus amigos para fazer uma aposta de corrida de cavalos. O Negrinho estava no cavalo do patrão que perdeu a corrida. Nesse dia o estancieiro bateu muito nele e largou ele num formigueiro.
      No dia seguinte o patrão foi até o formigueiro e o Negrinho estava em pé em cima do formigueiro no lado da Madrinha Nossa Senhora.
      O seu patrão ajoelhou-se e pediu perdão para a Nossa Senhora e o Negrinho foi com a sua Madrinha.          
Nomes: VALÉRIA e MILENA


O NEGRINHO DO PASTOREIRO
   Era uma vez um menino que cuidava de cavalos e o nome dele era Negrinho.
   Havia um homem que era muito ruim que era o estancieiro e ele tinha um filho que era ruim igual ao pai.
   O Negrinho acreditava que a Nossa Senhora era madrinha dele.
   Outro dia o estancieiro fez uma aposta com os amigos dele, mas quando o estancieiro viu o cavalo tinha dado meia volta e correu para outro lado.
   Depois disso, o Negrinho apanhou porque tinha perdido a aposta. O estancieiro deixou ele de castigo por trinta dias.
         Veio à noite e começou a chover, mas ele pensou na Nossa Senhora e conseguiu dormir.                         
         Os cavalos fugiram porque o filho do estancieiro assustou os cavalos.
         O Negrinho chorou porque tinha perdido o pastoreio e então ficou no formigueiro, e quando o estancieiro foi ver ele estava no lado da Nossa Senhora.                   
         E o estancieiro tirou o chapéu e chorou.
         Moral da história: que nunca se deve ser mal com os outros.
                                 
NOME: Érica e Vitória         
PROFESSORA: Anira


                      Negrinho do pastoreio
  O Negrinho era um menino muito esperto e sabia cuidar dos animais.
  O filho do dono da fazenda aprendeu a ser malvado como o pai.
  O Negrinho tinha uma madrinha que ele acreditava muito, era a Nossa Senhora. O dono dele perdeu uma aposta de cavalos e bateu muito no Negrinho.
   O Negrinho apanhou muito mesmo. O filho do dono da fazenda maltratava o Negrinho e o estancieiro colocou ele para ficar cuidando dos cavalos. O menino ficou embaixo de uma árvore e dormiu. O Negrinho  perdeu os cavalos e ficou apavorado.                                                                                                                                                                  
somido ele foi pecura o cavalo e ande ele ia,                     ele m                         Ele sempre acreditou na Nossa Senhora e estava preocupado com os cavalos. Acendeu uma vela e pediu para a madrinha ajudá-lo a encontrar os animais. A vela se multiplicou e com a claridade apareceram os animais.
, uma luz, ele encontrou o cavalo e não chorou porque ele sabia                       Quando amanheceu ele foi ver o Negrinho estava com todos os cavalos. Ele ficou apavorado quando viu a Nossa Senhora e tirou o chapéu, ficou abaixado e não sabia o que ira falar então ele só ficou quieto. Bom, ele nunca mais bateu no NEGRINHO DO PASTOREIO e  o Negrinho ficou muito feliz.
                      Autora: DÉBORA       Profª: Anira Campos
                    
                    
                                      O  Negrinho  do   pastoreiro
        


        O Negrinho trabalhava na fazenda do estancieiro que era  muito  ruim.

        Um dia, o vizinho do estancieiro tinha feito uma aposta de qual cavalo era mais veloz.  O nome do cavalo  era  Baio.

        O cavalo do estancieiro perdeu e o estancieiro colocou a culpa no Negrinho. Ele batia com um chicote no Negrinho. Depois ele mandou o menino colocar o Baio a comer grama.
        Quando o Negrinho dormiu vieram dois cachorros e foram lá e morderam a corda que prendia os cavalos, e veio o filho do estancieiro e espantaram os cavalos.
        E o filho do estancieiro contou pro pai dele. O estancieiro amarrou o Negrinho e bateu nele até sangrar.
       Depois  mandou  o  Negrinho  procurar  os  cavalos  e  na  rua  tinha  muita  neblina o Negrinho pegou  uma  vela  e  caia  uns  pingos  no  chão  e  iluminada, ele  saiu  da fazenda orando  para  sua  madrinha  Nossa  Senhora  para  encontrar os cavalos.
Nome: Karolina Pimentel  de  Souza


O NEGRINHO DO PASTOREIO
   O Negrinho morava em uma Estância. Ele cuidava dos animais que tinham lá veados, cavalos e etc..
   Tinha um dono que era muito ruim e o filho que puxou ao pai (que era muito ruim).
   Um dia ele apostou por dinheiro. Eles estavam lado a lado quando o cavalo deu uma meia volta e saiu e o dono do Negrinho amarrou ele em um formigueiro e depois ele tinha que cuidar dos cavalos e daí veio o filho do dono do Negrinho e soltou os cavalos que se sentiram soltos  e o Negrinho os perdeu.
   Depois o Negrinho foi procurar e os achou e colocou-os perto da árvore onde ele estava. O filho do estancieiro soltou o cavalo baio e o Negrinho acordou e chorou e depois chorou o dono dele colocou no galpão e o Negrinho apanhou mais uma vez e pensou que ia morrer mais ele rezou para Nossa Senhora e ficou vivo.
    Quando o estancieiro foi ver o Negrinho estava de pé ao lado da Nossa Senhora e começou a chorar.
    Diz a lenda que se você acender uma vela e pedir para ele achar alguma coisa que você perdeu e ele acha.
Nome: Gustavo Kun

Nenhum comentário:

Postar um comentário