domingo, 23 de outubro de 2011

ORIGEM DO UNIVERSO E DA VIDA



ORIGEM DO UNIVERSO
Uma das teorias é a do Big-Bang. No início existia apenas um denso aglomerado de partículas no qual ocorreu, há cerca de 15 bilhões de anos, uma grande explosão. Cerca de 300 mil anos depois da explosão, partículas começaram a se juntar, originando os primeiros átomos. Esses formaram nuvens de gás e poeira (nebulosas), que cada vez mais se afastavam do local da explosão. A partir das nebulosas, originaram-se estrelas, planetas, cometas, asteróides e outros materiais encontrados no Universo.

ORIGEM DO SISTEMA SOLAR
Há cerca de 4,5 bilhões de anos, muito tempo depois do Big-Bang, uma estrela surgida das nebulosas, já velha explodiu dando origem a uma imensa nuvem de gás e poeira. Devido à atração gravitacional entre as partículas que a constituía, o material dessa nuvem foi sendo atraído pelo seu centro. A nuvem começou a se contrair (encolher) e a girar, o que fez com que se achatasse e assumisse a forma de um grande disco. No centro, devido ao número maior de partículas, ocorriam muitas colisões. Como colisões geram calor, nessa região formou-se uma esfera muito quente, o nosso Sol. Em outros pontos da nuvem, esse processo também ocorreu, mas originou esferas menores, com menor quantidade de partículas: os futuros planetas – um deles, a Terra.

ORIGEM DA VIDA
No princípio a Terra era uma esfera incandescente. Mas com o passar do tempo, sua parte externa começou a resfriar, até se tornar uma rocha dura como é hoje. Cometas que colidiam com a Terra traziam grande quantidade de água. Além disso, numerosos vulcões soltavam gases e vapores que se acumulavam na atmosfera. Assim, além do vapor de água, outros gases, como o metano, a amônia e o hidrogênio, também compunham a atmosfera terrestre.
Descargas elétricas, sob forma de relâmpagos, e intensas radiações ultravioleta eram frequentes na atmosfera da Terra nesse período. E foi esse tipo de fenômeno que levou os componentes da atmosfera a reagirem e se combinarem, formando novas substâncias. Mais tarde, esse material foi caindo na superfície da Terra através de intensas chuvas e foi se acumulando nas regiões mais baixas da superfície de nosso planeta.
O contínuo resfriamento da superfície terrestre e as frequentes chuvas permitiram a formação de um grande oceano de águas quentes.
Nesse oceano, que os cientistas apelidaram de caldo nutritivo, novas substâncias químicas foram sendo formadas. Os primeiros organismos vivos surgiram nesse caldo, há cerca de 3,5 bilhões de anos. Este é um dos possíveis caminhos para o surgimento da vida em nosso planeta: a combinação e a agregação de substâncias presentes no oceano primitivo.
Os estudiosos acreditam que a composição inicial do oceano onde a vida se originou foi, aos poucos, modificando-se. Como as mudanças ambientais, as temperaturas mais baixas e o acúmulo de água, mas também as interações entre pequenos organismos vivos que se formaram a partir de substâncias do próprio oceano.
Com as novas condições do ambiente, as primeiras formas de vida foram sendo selecionadas: as que estavam adaptadas às condições ambientais sobreviviam e prosperavam, as que não estavam desapareciam. Assim surgiram as várias formas de vida do planeta.
A Terra continuou a esfriar e a se modificar. As tempestades diminuíram, os grandes vulcões – que eram muito mais comuns do que nos dias de hoje – foram se acalmando, e a luz do Sol pode chegar a superfície do planeta, naquela época quase toda coberta por um oceano.
Nessa fase, surgiu o gás carbônico no ambiente. Ele era resíduo dos processos de obtenção de energia de alguns seres vivos. Organismos com clorofila (substância que dá cor verde as plantas)  passaram a captar energia luminosa do Sol para, a partir da água e do gás carbônico, produzir seu próprio alimento. Desta forma ao longo do tempo originaram-se todas as plantas.

A VIDA NAS ÁGUAS
Entre aproximadamente 500 e 400 milhões de anos atrás,  a Terra estava coberta pelos oceanos. E os organismos vivos existentes nessa época desenvolviam-se nas águas. Apareceram os primeiros peixes, ainda muito pequenos, porém protegidos por uma couraça, como os animais de concha.
Hemicyclaspis – primeiros peixes primitivos, não tinham mandíbulas, seu corpo era coberto de escamas ósseas, que serviam como uma armadura e media cerca de 10 cm.
Com o tempo os peixes perderam essa proteção, ficaram maiores, já mordiam e ainda se tornaram velozes nadadores. Alguns passaram a ser caçadores. Hoje os peixes dominam os ambientes aquáticos.
Dinychthys – era um peixe do tamanho de um elefante. Tinha mandíbulas fortes e comia outros peixes.

A INVASÃO DO AMBIENTE TERRESTRE
 Por volta de 400 milhões de anos atrás, começaram a surgir pequenos pedaços de terra e rocha acima do nível do mar. Nesse novo ambiente, surgiram os primeiros vegetais, antepassados das atuais samambaias, e os artrópodes, animais invertebrados com patas articuladas e “casca” protetora.
Essa “casca” ou carapaça era impermeável e impedia que os líquidos do corpo desses animais evaporassem nesse novo ambiente. Além dela, a presença de órgãos apropriados à respiração fora da água permitiu que escorpiões e outros artrópodes inaugurassem a vida em terra firme. Mas o grupo de animais mais bem sucedidos na conquista do ambiente terrestre foi o dos insetos.

OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TERRESTRES
Os oceanos continuaram recuando, formando lagoas e pântanos. Há cerca de 350 milhões de anos, apareceram outras plantas primitivas, as samambaias gigantes, e também alguns peixes modificados. Eles tinham nadadeiras musculosas e dotadas de ossos, que lhes permitiam andar por pequenas distâncias, e um pulmão primitivo, que lhes permitia respirar fora da água. Esses peixes deram origem aos primeiros seres terrestres que, por fim originaram os primeiros anfíbios.
Ichtyostega – descendente de peixes, tinha aproximadamente 1 m de comprimento. Ao que tudo indica foi o primeiro vertebrado capaz de viver em terra firme. A partir dele teriam se originado os anfíbios.
Com o passar do tempo, alguns anfíbios sofreram modificações que deram origem a seres menos dependentes da vida aquática. Esses seres, há cerca de 300 milhões de anos, originaram os primeiros répteis.
Os répteis botavam ovos com casca impermeável, permitindo que a desova ocorresse foram da água, já que a umidade do interior do ovo ficava garantida. Assim, esses lagartos primitivos passaram a dominar os ambientes terrestres. Ainda nesse período, formaram-se as montanhas e um ambiente muito seco – condições ambientais que favoreceram os lagartos, que além de terem os ovos protegidos por casca, tinham também uma pele grossa e impermeável, que impedia que os líquidos do seu corpo secassem fora da água.

OS DINOSSAUROS
No ambiente terrestre, os répteis se espalharam e se diversificaram. As transformações que ocorreram ao longo dos tempos levaram ao surgimento dos crocodilos e dinossauros.
Num passado distante, no período de tempo compreendido entre 250 e 100 milhões de anos, os dinossauros dominaram o mundo. Alguns eram pequenos, mas outros eram enormes e muito pesados e, por isso, tinham pouco equilíbrio e dificuldade de locomoção, sendo obrigados a habitar lagoas.
Foi nessa época que surgiram os primeiros mamíferos, pequenos, noturnos e ágeis, que usavam os ovos de dinossauros como alimento. Foi também nesse período que surgiram as primeiras aves que tinham dentes.

ENFIM OS SERES HUMANOS
As plantas com flores que se  transformavam em frutos e os insetos facilitavam a vida para as aves e os mamíferos, que puderam, assim, dominar a Terra. E, há cerca de 300 mil anos, surgiu um mamífero capaz de mudar o mundo, em condições de melhorá-lo ou até de destruí-lo: o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário